Saiba mais sobre a cidade que entrou para a história da Fé Católica brasileira
Localizada no Vale do Paraíba, no meio do caminho entre as duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, e cortada pela mais importante rodovia brasileira, a Via Dutra, Aparecida é um município que tem sua história diretamente ligada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, encontrada em um trecho do Rio Paraíba do Sul por 3 pescadores, em 1717.
Os milagres atribuídos à representação levaram à construção de uma capela, em 1745, ao redor do qual se estabeleceram vários fiéis e os primeiros residentes. Dado o desenvolvimento da localidade, em 1842, foi criada a freguesia, subordinada a Guaratinguetá, da qual Aparecida se desmembrou em 17 de dezembro de 1928.
O número crescente de fiéis implicou na construção de um templo maior, a atual Basílica Velha, que foi inaugurada em 1888 e substituída pela nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na segunda metade do século XX.
O complexo turístico aparecidense abrange ainda marcos como o Porto Itaguaçu, que marca o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada; o Seminário Missionário Bom Jesus; o Morro do Cruzeiro, com suas esculturas que representam a Via Sacra; e a Igreja São Benedito, inaugurada em 1918.
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.
As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 3 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova.
Em 1980, a Basílica Nova, maior templo mariano do mundo, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.
Atualmente o local configura-se como o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina e o segundo maior templo católico do mundo (o primeiro é a Basílica de São Pedro, no Vaticano), recebendo anualmente milhões de visitantes, os quais fazem do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil.
Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007, e Papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada neste ano no Rio de Janeiro.
Infraestrutura
Para acolher os cerca de 13 milhões de peregrinos por ano, o Santuário Nacional oferece aos devotos área superior a 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil m² de área construída.
A área específica da Basílica de Aparecida compreende quase 72 mil m², e inclui os pavimentos inferior e térreo, arcada e Tribuna Sul, a Cúpula Central e as Capelas da Ressurreição e do Batismo, além da Torre Brasília. No pavimento térreo são realizadas as Celebrações Eucarísticas que chegam a reunir 30 mil devotos em torno do Altar Central; nas celebrações externas, a capacidade é para 300 mil.
O Complexo Turístico Religioso do Santuário Nacional abriga outras importantes áreas sagradas: Morro do Cruzeiro, onde milhares de fiéis realizam a Via Sacra, o Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a Imagem da Senhora Aparecida, em 1717, a Basílica Velha, um Presépio Permanente de 7 mil m², onde são retratadas as cenas dos principais momentos da Infância de Jesus e o Caminho do Rosário, um espaço para contemplação dos mistérios do Santo Terço.
Com capacidade para mais de 6 mil veículos e extensão de 285.000 m² e um heliponto, o estacionamento do Santuário é considerado o maior da América Latina. O Complexo abriga, ainda, o Centro de Apoio ao Romeiro, um shopping com 380 lojas, incluindo duas praças de alimentação, um total de 874 sanitários, sendo 55 adaptados para pessoas com deficiência, e a Cidade do Romeiro – onde está localizado o Hotel Rainha do Brasil.
Fonte: Portal A12
Ao visitar o Santuário Nacional e seus atrativos, aproveite para conhecer o Memorial da Devoção e viva uma experiência única pelos mais de 300 anos de história de Nossa Senhora Aparecida.
O Memorial da Devoção está localizado ao lado da Praça de Alimentação II e conta com o Cine Padroeira 3D e Museu de Cera, aqui você vai se encantar com a história de Nossa Senhora Aparecida. Aproveite para adquirir seus ingressos online e evitar filas.
Siga nosso Instagram e tenha mais informações sobre esse passeio imperdível em Aparecida!