Os últimos meses têm sido de muito calor na região Oeste do Paraná e Foz do Iguaçu acaba de bater um recorde: nessa terça-feira, 25 de janeiro, a cidade registrou 41,4 ºC, segundo dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Como esse é um período de grande movimentação turística, preparamos 5 dicas para os turistas enfrentarem o calor de Foz do Iguaçu.
Até mesmo para os moradores locais a situação está complicada, para os visitantes menos acostumados, então, as altas temperaturas podem ser desafiadoras. Mas com as dicas que preparamos será possível desfrutar das atrações turísticas de Foz do Iguaçu sem preocupações
- Prepare a mochila para enfrentar o calor
Água e alimentos leves são essenciais nos dias de muito calor. Se for passar várias horas fora, fazendo compras no Paraguai, por exemplo, é importante ter muita água e alimentos leves à disposição. Nem sempre conseguimos encontrar locais que vendam frutas para consumo, por exemplo.
Além disso, ao transportar alimentos é importante ter cuidado com a conservação. Hoje, existem muitas opções de potinhos ou bolsas térmicas específicas para isso. Evite iogurtes e maioneses, que estragam com mais facilidade.
- Quer dicas de o que fazer? Então leia Férias em Foz do Iguaçu: onde aproveitar
- A importância do look para se proteger do sol
Planejar o seu look, nesses casos, vai além da beleza. É preciso considerar o calor, o sol, o conforto e ainda a possibilidade de acabar molhado(a) da cabeça aos pés se visitar as Cataratas do Iguaçu ou o Macuco Safari.
Para enfrentar o calor de Foz do Iguaçu, roupas leves e claras são sempre a melhor opção, melhor ainda se forem de algodão. Evite tecidos sintéticos e muito justos, que dificultam a respiração da pele.
Lembre-se que as roupas brancas e tons clarinhos costumam ficar transparentes ao molhar. Ter uma troca guardada na mochila pode ser uma solução.
- Cuidados que protegem
Além das roupas, os adereços e acessórios podem auxiliar. Óculos escuros ajudam a proteger a retina e evitam aquele mal estar com a claridade. Além disso, chapéus e bonés são muito úteis para enfrentar o calor em Foz do Iguaçu.
Não esqueça, é claro, do protetor solar. Passe logo pela manhã e, se for ficar muitas horas fora da sua hospedagem, leve na bolsa ou mochila para repor. Assim, você evita danificar a pele e ter aquele incômodo de queimaduras nos dias seguintes, sem falar do bronzeado nada bacana que pode ganhar!
Entre as 10h e 15h, busque atividades à sombra ou em ambientes fechado, para evitar o pico de calor e incidência solar.
- O Que Fazer em Foz do Iguaçu: 7 Dicas para Você Aproveitar ao Máximo sua Viagem com Crianças
- Dicas que poucos lembram para enfrentar o calor em Foz do Iguaçu
Ao deixar seu veículo muito tempo no sol, antes de entrar é importante abrir as portas e janelas e deixar o interior dar uma refrescada e a temperatura baixar.
No calor de Foz do Iguaçu também é a época de insetos e mosquitos. Além de serem chatas, as picadas podem transmitir doenças, como a dengue. Então, repelente é sempre bom.
- Procure atrações em Foz do Iguaçu que sejam refrescantes
Foz do Iguaçu está cheia de opções de atrações perfeitas para se refrescar, a começar pelas Cataratas do Iguaçu. Além da água que espirra nos visitantes, a mata que cerca as trilhas ajuda a refrescar. Passeios considerados mais alternativos, como o Iguassu Secret Falls e o Aguaray, são verdadeiras imersões no frescor da natureza e envolvem mergulhos geladinhos.
Agora, se for para refrescar mesmo, conte com o Dreams Ice Bar, o bar de gelo do complexo Dreams Park Show. Lá sim é possível esquecer o calor de Foz do Iguaçu e experimentar temperaturas negativas de até -15 °C.
No complexo, ainda tem o Vale dos Dinossauros, passeio ao ar livre em meio a árvores e cachoeiras, e as atrações fechadas (Dreamland Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Dreams Motor Show) são todas climatizadas e bem fresquinhas.
A assistente social Paola Fogaça, de Pinhão-PR, esteve com a família visitando Foz do Iguaçu no mês de janeiro e aproveitou as atrações para se refrescar. “Com certeza as atrações ajudam a aliviar o calor. Adoramos o Ice Bar, estava muito quente, foi um alívio entrar lá naquele freezer! O Vale dos Dinossauros tem sombra, o que deixa agradável o passeio!”. Paola ainda completa: “Cataratas também, aquela brisa que vem é maravilhosa”.
Se precisar, conte com a Rede de Atendimento
Caso não tenha seguido as dicas para os turistas enfrentarem o calor de Foz do Iguaçu e tenha enfrentado alguma difculdade, ou precise de atendimento médico por outro motivo, fique tranquilo.
A cidade tem uma rede de atendimento hospitalar preparada para receber os turistas em Foz do Iguaçu. São eles os hospitais Padre Germano Lauck, Cataratas, Unimed e Costa Cavalcanti. O hospital municipal atende pelo SUS (Sistema Ùnico de Saúde) e todos os procedimentos são gratuitos.
Os agentes de turismo de Foz do Iguaçu possuem cartilhas que informam o telefone dos hospitais, se o atendimento pode ser feito em outra língua (espanhol e inglês), valores, forma de pagamento, se aceitam o seguro internacional de saúde, se atendem em caso de acidentes com animais venenosos ou ainda se têm ambulância para transporte de pacientes.
Para o atendimento, é necessário apresentar passaporte ou documento de identificação com foto do paciente. O Samu (192) deve ser acionado em casos de dor no peito, intoxicação, trabalho de parto, desmaio e convulsão. O Siate (193) deve ser chamado nos acidentes de trânsito, traumas, quedas, ataques de animais e afogamentos. Para atendimentos relacionados à covid-19, deve-se contactar o 0800 645 5655.